- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: Cemex, ascensores iasa
NOLI ME TANGERE OU COMO FAZER DE UMA CASA UM MONUMENTO
Em uma lateral do "Paseo de Jesus" surge esta residência, um monumento artesanal feito integralmente em pedra de Porcuna (Jaén). O autor dessa obra foi o trabalhador da pedreira local Antonio Aguilera Rueda, que dedicou 29 anos de sua vida para poder realizá-la. A residência foi feita sem projeto algum, unicamente com os conhecimentos lógicos desenvolvidos por uma pessoa que teve a vida dedicada à extração de pedra.
A construção foi feita por meio de estruturas ciclópeas de pedra com mais de 3.000 quilos cada uma colocadas na obra de forma primitiva, sem conglomerante algum, trabalhando a compressão em sua totalidade. Esta falta de técnica aplicada foi a responsável por, cinquenta anos depois, fazer com que o monumento começasse a sofrer uma acelerada deterioração. O afundamento dos pilares, a perda de estabilidade estrutural da torre norte ou a aparição de importantes patologias de origem química serão os motivos que obrigaram a prefeitura, atual gestora do imóvel, a intervir com caráter de urgência.
Foi realizada uma intervenção de forma cirúrgica, atendendo a cada uma das patologias de forma muito específica e pontual. Para isso, foram eliminados numerosos anexos que, com o passar do tempo, a família que habitava esta construção havia agregado. Após um importante trabalho de limpeza e restauração da pedra, foi escolhido um sofisticado sistema de iluminação para enfatizar toda a beleza do artesanato. Paralelamente, um extenso jogo de rampas, construídas em concreto, dará acesso a um elevador de vidro, único elemento destoante mas que permitirá a acessibilidade total ao imóvel, tal como nos exigia a prefeitura. Definitivamente, um projeto que buscará a todo o momento mostrar a pedra sem tocá-la.